sexta-feira, 29 de maio de 2015
Agenda Cultural: II Seminário de Educação de Surdos - "Formação e Práticas Educacionais"
II Seminário de Educação de Surdos - "Formação e Práticas Educacionais"
quarta-feira, 13 de maio de 2015
Projeto Por uma LP do surdo - Estudantes surdos e disléxicos ganharão mais tempo para fazer o Enem
Estudantes surdos e disléxicos ganharão mais tempo para fazer o Enem
Cláudio é surdo. Utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para tudo. Para ele e seus pares, essa é sua primeira língua. O português é apenas o segundo idioma. Isso significa que a compreensão de conteúdos, provas e comandos em língua portuguesa fica prejudicada. Especialmente em provas de seleção.
Na escola onde estuda, o Colégio Rio Branco, em São Paulo, durante as aulas e nas provas, ele e os colegas surdos – que estudam em classes regulares – recebem apoio especializado. Uma intérprete de Libras os acompanha o tempo todo. No Enem, esse tipo de apoio também pode ser solicitado. Além disso, eles terão tempo a mais para fazer as provas.
As regras para atendimento diferenciado para candidatos deficientes têm se aprimorado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este ano, o edital deixou bem claro que, além dos alunos com deficiência física, auditiva e visual que, em geral, podem solicitar atendimento especial, outros grupos serão contemplados.
Leia mais em:
sexta-feira, 8 de maio de 2015
Dica de Filme: "A família Bélier"
Olá, leitores do blog!
Hoje, trazemos a vocês mais um filme intrigante sobre a cultura surda: "A família Bélier".
"Família Bélier" faz de drama de deficientes auditivos uma comédia tocante
Categoria: Filmes
País: França
Ano: 2014
Título: “A Família Bélier” (“La Famille Bélier”)
Línguas: Francês e Langue des Signes Française (LSF)
País: França
Ano: 2014
Título: “A Família Bélier” (“La Famille Bélier”)
Línguas: Francês e Langue des Signes Française (LSF)
“Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais… Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos?” (sinopse retirada de AdoroCinema). Na comédia dramática de Eric Lartigau, dilemas correntes entre muitos codas (filhos de pais surdos) são trazidos à baila com uma pitada de humor e muita sensibilidade. No entanto, o filme, que encanta por seu enredo simples (mas tocante), seus cenários e sua trilha sonora, recebeu críticas das comunidades surdas francesas: entre outras queixas, afirmam que os personagens são, por vezes, estereotipados, retratando uma caricatura grosseira do que é ser surdo. Todos os atores do filme, inclusive aqueles que protagonizam personagens surdos, são ouvintes (a atriz principal de “A Família Bélier”, a jovem Louane Emera, foi finalista de um concurso músical do país – o “The Voice” – em 2012.
Assista ao trailer do filme aqui:
Ainda sobre o filme....
A surdez atuada por quem ouve: nova aposta do cinema
francês causa polêmica antes da estreia.
Leia mais sobre esse assunto em: http://oglobo.globo.com/cultura/filmes/a-surdez-atuada-por-quem-ouve-nova-aposta-do-cinema-frances-causa-polemica-antes-da-estreia-14871128
Bom filme a todos! Poste seu comentário sobre o que achou desse filme!
Assinar:
Postagens (Atom)