sábado, 18 de julho de 2015

Agenda Cultural - 1º Seminário: Novas Perspectivas de Educação Bilíngue para Surdos


Curso de Libras no INES

Olá, leitores do blog!

Para quem estava esperando a oportunidade para fazer um curso de libras do INES, agora é o momento: as inscrições estão abertas no site do instituto. Corram, porque as vagas são muito limitadas e acabam num piscar de olhos!

Até a próxima!



segunda-feira, 13 de julho de 2015

Agenda Cultural: peça teatral "Tribos", no SESC

Peça de teatro: TRIBOS




"A peça fala das diferenças no geral, mas se você trocar a surdez por qualquer minoria, a estrutura permanece a mesma. A grande questão é abordar a não aceitação do que é diferente”, conta Antônio Fagundes, que vive Christopher, pai de um jovem surdo que é politicamente incorreto. “Ele é terrível, mas as pessoas acham graça por causa das colocações sinceras dele. É uma comédia perversa”, explica o ator.

TEATRO SESC GINÁSTICO. Avenida Graça Aranha 187, Centro (2279-4027). De qui a sáb, às 19h. Dom, às 18h. R$20. 80 min. 14 anos. Até 26 de julho.


Agenda Cultural: Palestra na UFF - "Tradução e interpretação: expectativas e realidades"




Dica de Livro: O Ensino de Matemática para alunos com surdez - desafios docentes, aprendizagens discentes

O ENSINO DE MATEMáTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ - DESAFIOS DOCENTES, APRENDIzagens discentes

Autor: BARRETO VIANA

Editora: EDITORA CRV

Assunto: MATEMÁTICA

SINOPSE:
O ensino de Matemática para a criança com surdez exige que o professor utilize estratégias educativas que sejam adequadas e contextualizadas. Só assim será possível garantir no cotidiano da sala de aula, o exercício da participação dos alunos, que estimulem a iniciativa e o motivo (necessidade) para a aprendizagem dos conceitos matemáticos, assegurando-lhes um saber com real significado. Sendo assim, nessa pesquisa, a reflexão foi enfocada a partir dos níveis de análise, propostos por Leontiev: nível de atividade (motivos), nível das ações (objetivos) e das operações (meios). Níveis esses desenvolvidos no contexto de ensino de Matemática, para alunos com surdez. Pretendeu-se compreender a práxis pedagógica como desencadeadora de ambiente de efetivo ensino da disciplina para essa clientela. Essa compreensão se deu através da observação e análise de aulas dessa disciplina num processo reflexivo realizado em conjunto com a professora participante da pesquisa. Nesses episódios, se buscou entender a atividade de ensino da professora, as ações e as operações como reveladoras do processo de formação, tanto em relação à natureza quanto em relação à qualidade, a partir das contribuições da Teoria da Atividade de Leontiev. Tal Teoria foi eleita como suporte teórico desta pesquisa por lançar um olhar reflexivo sobre o ensino e a aprendizagem. Logo, foi considerada a análise dos episódios de ensino de aulas de Matemática como eixo desencadeador-norteador da análise. Essa análise foi o canal que nos permitiu identificar uma gama de possibilidades para se categorizarem as concepções sobre essas complexas inter-relações.