Olá, pessoal!
Para os que se
interessam pela área, segue uma sugestão de leitura bem interessante.
LIVRO:
Professores de Surdos
TEMA: Educação
bilíngue, formação e experiências docentes
AUTOR: Lucyenne
Matos da Costa Vieira - Machado
SINOPSE:
A educação de surdos é um tema do nosso
tempo. Pensando nisso, este livro objetiva trazer problematizações e
atravessamentos da perspectiva bilíngue na formação dos professores que atuam
com esses sujeitos. Assim, por meio do diálogo com os docentes, busca
compreender o “tornar-se” professor de surdos, fazendo da rede de conversações
uma troca de experiências e experimentos. A proposta de um texto ensaísta está
relacionada ao envolvimento da autora com a temática, já que, como filha de surdos
e pesquisadora da área, posiciona-se no centro da conversa e procura fazer o
tempo todo as dobras necessárias, colocando seu próprio pensamento na berlinda.
A escritura desta obra é uma atitude de contraconduta empreendida pela autora
na defesa de uma educação de qualidade para os surdos e uma formação que atenda
às emergências deste tempo para os professores.
“Neste
livro a autora problematiza as experiências, as práticas e os saberes
acadêmicos dos professores de surdos e interpela como eles tornaram-se esses
professores. Para tanto, aborda o conceito de educação bilíngue, o qual
considera que não se dá de forma linear, pois se organiza por meio dessa
tríade. A partir da discussão do processo de formação, relacionando-o às
questões históricas e aos discursos recorrentes presentes nessa formação, a
autora discute as práticas bilíngues que compõe o próprio conceito, tendo como
matéria-prima as narrativas dos professores de surdos sobre como as formações
iniciais e continuadas constituíram-nos nessa profissão.”
Profa. Dra.
Sonia Lopes Victor
Maiores informações: http://www.editoraappris.com.br/produto/professores-de-surdos-educacao-bilingue-formacao-e-experiencias-docentes#

Nenhum comentário:
Postar um comentário
O comentários deste blog são moderados. O autor de cada comentário assume inteira responsabilidade a respeito do teor publicado.