segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Congressos na área da surdez - 2014.2

 

Olá, pessoal!  

Vamos divulgar hoje alguns eventos na área da surdez que irão acontecer em todo o Brasil, ainda neste ano.

Beijos e até a próxima!

Jubileu de Porcelana da ASNAT - Associação de Surdos de Natal - 20 anos

 

 ___________________________________________

________________________________________________________
http://amazonsurdo.sitepx.com/cultura-surda.html
______________________________________________________________

 

 1º Encontro sobre Educação de Surdos do Oeste Paulista

Evento discute também a formação de tradutores e intérpretes da Libras

Estão abertas até 15 de julho as inscrições de trabalhos para o 1º Encontro sobre Educação de Surdos e Formação de Tradutores e Intérpretes (TILS) de Libras do Oeste Paulista, que acontece de 5 a 7 de setembro na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente, sob a coordenação da professora e pesquisadora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen.
Aperfeiçoar os profissionais que atuam com esta área na região, discutir políticas públicas, a educação dos surdos e meios que possibilitem a melhor formação de TILS são alguns dos objetivos do evento, que contará com oficinas, palestras e mesas redondas.
Entre os convidados para o encontro estão pesquisadores e docentes como Cyntia Teixeira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Sergio Maiolini (Universidade Federal do Mato Grosso), Diego Barbosa e Germano Dutra Junior (Universidade Federal de Santa Catarina).
Informações completas e inscrições no site http://sigeve.ead.unesp.br/paginas/din.php?p=26.
LIBRAS
Há 12 anos foi sancionava a Lei Federal nº 10.436/2002, que regulamentou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em 24 de abril de 2002. Entre os aspectos apresentados na legislação, destaca-se a descrição da mesma em parágrafo único, que diz: “Entende-se como Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil”.
Com ela, as pessoas com deficiência auditiva não só ganharam uma maneira oficial de se comunicar com o restante do país, como também receberam a garantia de um atendimento e tratamento adequado por parte das instituições públicas e empresas que tem a concessão do serviço público de assistência a saúde.
O Art. 4º vai além, e regulamenta que a Língua Brasileira de Sinais seja obrigatória em determinados currículos escolares: “O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal, devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, conforme legislação vigente.
Justamente por isso, é de extrema importância promover ações como o 1º Encontro sobre Educação de Surdos e Formação de Tradutores e Intérpretes (TILS) de Libras do Oeste Paulista, afirma a TILS Laís dos Santos Di Benedetto, que faz parte da comissão científica do evento. "É preciso que estejamos sempre em contato, promovendo formações e aperfeiçoando nosso trabalho."
Soraia Marino - NEaD (Texto e foto)


 __________________________________________________


4º Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e 

Interpretação de Libras e Língua Portuguesa



___________________________________________________

ENNEL - ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES 
LETRAS/LIBRAS


  

Página do Facebook: https://pt-br.facebook.com/8enell


Para mais informações sobre eventos, visite a página: http://www.notisurdo.com.br/eventos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentários deste blog são moderados. O autor de cada comentário assume inteira responsabilidade a respeito do teor publicado.