sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Documentário: "Travessia do Silêncio"

Olá, pessoal! 

Hoje selecionamos para vocês um excelente documentário, que mostra a adaptação que os pais ouvintes precisam passar quando têm filhos surdos; de igual modo, os filhos surdos também enfrentam dificuldades ao terem de se acostumar ao mundo ouvinte.

Observamos uma série de travessias pelas quais essas famílias passam: o medo; a dor; o estranhamento; o preconceito; a aceitação. E você, o que faria se estivesse no lugar desses pais? Como você gostaria de ser tratado se fosse surdo; optaria pela Libras ou pela Língua Portuguesa como sua primeira língua? Por quê? Deixe seu comentário no blog e nos fale a sua opinião sobre o assunto. 

Esse vídeo vai deixar você bem pensativo... Aproveite para refletir sobre a travessia que os surdos passam em suas vidas. 

Tenham um bom filme!

Até a próxima!!!

Travessia do Silêncio

 

Categoria: Filmes
País: Brasil
Ano: 2004
Título: “Travessia do Silêncio
Línguas: Português e Língua de Sinais Brasileira (Libras/LSB)

Resumo:
Por meio de diversas narrativas pessoais, o filme documental “Travessia do Silêncio”, dirigido pela premiada jornalista Dorrit Harazim, aborda diferentes olhares em relação à surdez. Com depoimentos de surdos e ouvintes, o documentário evidencia as relações de poder tecidas entre esses. A fala sectária (contra a língua de sinais) da mãe de um jovem surdo, as escolhas de familiares ouvintes pelo implante coclear e pelas escolas regulares, os relatos de pessoas surdas sobre as experiências (por vezes ditas como redentoras) com as comunidades surdas e as línguas gestuais, os apontamentos de uma CODA (filha ouvinte de pais surdos) e de um surdo sobre a importância das culturas surdas, a entrevista com professores do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), entre outros vários depoimentos, compõem um mosaico multifacetado e problematizador sobre a ideia de ser surdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentários deste blog são moderados. O autor de cada comentário assume inteira responsabilidade a respeito do teor publicado.